05 maio 2010

Violencia nas escolas.



Eu ando pensando em como educar meu filho a esse respeito, afinal por eu ter tido ele muito nova tudo pra mim é muito recente, lembro-me bem de tudo que vivi (e ainda vivo) na escola.
Até o momento que casei  ainda era muito criança (e me sentia a adulta), e estudava, fazia a primeira série do ensino médio.E quando penso em certas atitudes que tomava e as razões para isso fico perdida em como proporcionar para o meu filho uma visão mais ampla do assunto.
Eu era muito encrenqueira, mesmo sem a intenção, falava pelas ventas e sempre me complicava, vez ou outra discutia com alguém.Algumas vezes eu me acertava com a pessoa em questão, outras vezes no entanto " a coisa ficava feia".
Já briguei na porta da escola algumas vezes, mas acredite nenhuma dessas vezes eu quis brigar.Se apanhei?Sabe que nem sei, nunca fiquei marcada ou machucada, acho que nunca briguei de verdade, porque quando o negócio poderia chegar a esse ponto eu utilizava minha arma especial" as pernas".

Mas onde eu quero chegar com isso?No fato de que tudo é pressão, ser aceito, ser popular, ter amigos e principalmente nunca ficar por baixo.Quando eu brigava na escola nunca saia como a boazona, nunca bati de verdade em alguém, sempre tive uma grande preocupação em machucar alguém, sempre penso no que posso causar no outro, meu problema era a língua mesmo.
Existem pessoas com a alta estima muito mais aguçada enquanto outros não.Aquele que tem uma visão digamos que 'errada' das coisas, que acham poder resolver na violência ou mesmo que acham que se tornarão mais aceitos ou amados por estarem sempre por cima, procuram confusão em tudo.Uma olhada torta, um esbarro, uma falada ríspida serve como estupim pra coisa do tipo:_E ai guria é comigo isso?_Ta olhando que?_Quer levar na cara?, e quem recebe isso na maioria das vezes tende a se defender atacando, mesmo porque se não for assim é taxado como, medroso, "cagão". E escutam coisas como _A loco correu da 'fulana'.
É dessa forma que funciona, não importa o que digam os pais ou os professores, eles são "do tempo do epa", "não é com eles que ta acontecendo isso", ou "não adianta encher, eu não levo desaforo pra casa", muitos desses adolescentes crescem com a mesma ideologia, e se tornam pessoas muito "respeitada", porém não pelo carácter que tem, mesmo porque não não costumam ter algum, e sim porque causa medo nas pessoas.Isso é claro quando não se tornam bandidos ou são presos.
Lembro de ter encontrado uma de minhas "amigas" do tempo de escola, algumas das "briguentas" mudaram muito sua maneira de pensar, mas a maioria ainda agem como criança, querendo brigar por qualquer motivo.
E tendem a terem filhos do mesmo jeito.Criança violenta?Olhe para a família dela, com certeza encontra um ponto de partida.

E é por isso que me preocupo com meu filho, e peço Deus que guarde seus Paços para que não faça como eu, mas que também tenha autonomia e confiança para enfrentar situações adversas.
Segue abaixo um vídeo, que mostra como é e pode se ver qual o principal motivo das brigas, principalmente entre meninas!



Aqui você pode ver ainad que não há meis preocupação por partes dos professores, pois ja estão acostimados, eles sabem que não pode fazer muita coisa, grande partes deles já estão cansados eja não sabem que atitudes tomar, poque não cabe aos professores educar os alunos e sim aos pais.
Porém também devemos ver que existe familias desestruturadas, mas que ainda ha um que grita por socorro, devemos ser solidários e irmãos, não só julgar o erro do outro tentar ajudar, talvez você não consiga, mas como saberá se não tentar?
Os jovens ainda podem ser molda-los basta que sejamos nós maduros para ajuda-los.
Pensem nisso!

4 comentários:

Potencia feminina disse...

Poh, eu sepre fui medrosa ajIAJIoajioAJIO nunca quis brigar cm ninguem.. acho q é por isos q adoro ver briguinhas kkkkkk pke nunca tives coragem de entrar numa =O

Magia da Inês disse...

Olá, amiga!
♥ Para você...
Com carinho...

Palavra tão pequenina, ♥
Bem sabem os lábios meus ♥
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus.
(Mário Quintana) ♥

Feliz Dia da Mães!!!

Beijinhos carinhosos.
Itabira - Minas ♥ ♥

Andreza disse...

Lindona tem selinho rpa vc no meu blog.
Beijinhos

armalu,blogspot.com disse...

Oi! muito obrigado, pela visitinha quando eu venho muitas vezes aqui mas muitas vezes não deixo recadinho, eu estou também em Http://ospratosdamaluar.blogspot.com
se quiser conhecer tenho muito gosto. bj e muita luz e amor em vossas vidas